Flor do Caribe




Sinopse

Ester (Grazzi Massafera) e Cassiano (Henri Castelli) cresceram juntos na pequena Vila dos Ventos, no Rio Grande do Norte. Ele, filho de dona Olívia (Bete Mendes) e de Seu Chico (Cacá Amaral), aposentado e quase cego por conta dos muitos anos trabalhados nas salinas. Ela, filha de Lindaura (Ângela Vieira), cabocla potiguar, com o joalheiro Samuel (Juca de Oliveira), um judeu holandês que aportou no Brasil para comprar  pedras preciosas e daqui nunca mais saiu. Das brincadeiras infantis às juras de amor, um passo. E no topo dessas juras, a principal: casamento, tão logo Cassiano tire férias da Base Aérea de Natal, onde é piloto de caça. No entanto, o casal não contava com a interferência de Alberto Albuquerque (Igor Rickili) para estragar seus planos de felicidade.

Embora alguns da região não se lembrem da figura de Alberto, ele ali esteve muitas vezes passando férias na bela casa de praia da família. Seu avô, o velho patriarca Dionísio Albuquerque (Sérgio Mamberti), jamais se afastou dos negócios, mesmo nos períodos de descanso. E seus negócios sempre estiveram no Rio Grande do Norte: sua salina, sua mina de tungstênio e sua lavra de pedras preciosas. Nessas temporadas de férias nasceu a amizade entre os dois meninos. Um da família pobre de Seu Chico, operário salineiro, e o outro, herdeiro da holding que engloba as maiores empresas do estado. Uma amizade que foi se solidificando ao longo dos anos. A ponto de Cassiano ter Alberto quase como um irmão, apesar da diferença sócio-econômica.

Feliz por reencontrar o amigo que não via há um bom tempo, Cassiano nem percebe o olhar de Alberto cheio de interesse pela bela mulher em que se transformou Ester. Uma mulher que ele cobiçou no passado, mas que, na única ocasião em que ele se declarou, deixou claro que o homem de sua vida, aconteça o que acontecer, será sempre Cassiano, com quem ela pretende se casar e ter filhos. De volta a Vila dos Ventos, depois de uma ausência de três anos, Alberto saberá manipular os destinos de Cassiano e Ester para conseguir o que quer.

Elenco

HENRI CASTELLI - Cassiano
GRAZZI MASSAFERA - Ester
IGOR RICKLI - Alberto
JUCA DE OLIVEIRA - Samuel
ÂNGELA VIEIRA - Lindaura
SÉRGIO MAMBERTI - Dionísio Albuquerque
CLÁUDIA NETTO - Guiomar
LAURA CARDOSO - Veridiana
CACÁ AMARAL - Chico
BETE MENDES - Olívia
THIAGO MARTINS - Rodrigo
DÉBORA NASCIMENTO - Taís
MAX FERCONDINNI - Ciro
DUDU AZEVEDO - Amadeu
THAÍSSA CARVALHO - Isabel
RAPHAEL VIANA - Hélio
MARCOS WINTER - Reynaldo
LUÍS CARLOS VASCONCELOS - Donato
STEPHANY BRITO - Amaralina
RAFAEL ALMEIDA - Caramujo
JOSÉ LORETO - Candinho
BRUNO GISSONI - Juliano
AÍLTON GRAÇA - Quírino
JOSÉ HENRIQUE LIGABUE - Lino
DANIELA ESCOBAR - Natália
TAINÁ MÜLLER - Ludmila
MARIA JOÃO - Carol
CÉSAR TRONCOSO - Dom Rafael
SUZANA PIRES - Laura Peçanha
PATRÍCIA NAVES - Ivete
RITA GUEDES - Doralice
LÍVIAN ARAGÃO - Marizé
VIVIANE VICTORETTE - Marinalva
RENATA ROBERTA - Dadá
CYRIA COENTRO - Bibiana
GISELE ALVES - Zuleika
GÉSIO AMADEU
FERNANDA PONTES
IGOR COTRIM
JEAN-PIERRE NOHER - Duque
MORO ANGHILERI - Selena
MARTA NIETO - Amparo
PABLO MOTHÉ - Felipe
RENZO APROUCH - William
STEPHANE DOSSE - pai de Samuel
HELENA VARVAKI - mãe de Samuel
ARTHUR DIAS - Samuel (criança)

Bastidores

Flor do Caribe tem temática e ambientação que lembra outra novela de Wálter Negrão: Tropicaliente  (de 1994), onde o Ceará era o principal cenário. Desta vez, o Rio Grande do Norte foi o escolhido para retratar a história. Várias praias e cidades do estado serviram de locações para Flor do Caribe: a cidade de Currais Novos, as dunas e a praia de Genipabu, a praia de Malembá, a praia da Sibaúma, o Mirante do Chapadão e a praia do Amor, em Pipa, etc.

A novela também teve cenas gravadas na Guatemala (América Central), em pontos como o vulcão Pacaya, as cidades de Tikal, Lago Izabal e Semuc Champey. O país recebeu aproximadamente 80 profissionais das equipes de produção, cenografia, figurino, caracterização, arte, direção, técnica e elenco, durante vinte dias no mês de janeiro de 2013.

Sobre a escolha pela Guatemala, explicou o diretor Jayme Monjardim:
"Tínhamos que escolher um país do Caribe para gravar. Eu pesquisei muito a América Central, olhei bastante, até chegar a Guatemala. Quando cheguei, vi que lá tinha todos os lugares mais incríveis que eu já tinha visto e era perfeito para a novela. É um país muito bonito, com um clima e cores maravilhosas."

Apesar de ambientada no Rio Grande do Norte, as belas imagens da abertura da novela são das praias das cidades de Prado e Cumuruxatiba, no litoral Sul da Bahia.

Créditos


Globo - 18h
estreia: 11 de março de 2013
novela de Walther Negrão
escrita por Vinícius Vianna, Fausto Galvão, Júlio Fischer, Suzana Pires, Alessandro Marson e Walther Negrão
direção de Tereza Lampreia e Leonardo Nogueira
direção geral de Jayme Monjardim e Marcelo Travesso
núcleo Jayme Monjardim

Personagens












3 comentários:

  1. e) The readout is a clear 'bar graph' display which show you if the flyback transformer primary winding
    is good or shorted. Seem for features that you know are crucial to you.
    5 in strikeouts in the American League (221) during his rookie
    season.

    ResponderExcluir
  2. Raphael Vianna -com papel de hélio fez um bom trabalho é um ator excelente escolhido por Valter Negrão boa revelação de ator é privilegiado amado por todos-tem um rapaz encantador em Maceió miss modelo é cantor-faz sucesso com toda mulher

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.