Malhação 2009 (16ª temporada)

http://4.bp.blogspot.com/_v1vbYSG8Dq8/TMJPQGJ7iwI/AAAAAAAACjY/nNkC_Y6cFoA/s1600/malha%C3%A7%C3%A3o+2009.jpg

Malhação 2009 foi a décima-sexta temporada da série teen brasileira Malhação, produzida e exibida pela Rede Globo entre 12 de janeiro e 6 de novembro de 2009. Apresentou a história Adolescência: a passagem da infância para a vida adulta, escrita por Patrícia Moretzsohn e Alessandra Poggi, com colaboração de Glória Barreto e Maria Mariana e consultoria de texto de Charles Peixoto. A direção coube a Paola Pol Balloussier e Pedro Vasconcellos, e o núcleo, a Marcos Paulo Simões.

Apresentou Bianca Bin, Humberto Carrão, Daniel Dalcin e Micael Borges como os protagonistas, Jéssika Alves, Jonatas Faro, Mariana Rios, Carolinie, Caio Castro e Johnny Massaro como os co-protagonistas e Amanda Richter, Helena Fernandes e Pablo Padilla como os principais antagonistas da trama.

A inovação na série se deu nesta temporada, em que pela primeira vez os mocinhos (Marina e Luciano, interpretados respectivamente por Bianca Bin e Micael Borges) não terminaram juntos. Mais do que isso, houve diversas guinadas na obra. O antes antagonista Caio (Humberto Carrão) torna-se o novo protagonista, enquanto Luciano (Micael Borges), antes com esse papel de destaque torna-se coadjuvante e até sai da trama por algum tempo. Outro personagem que teve uma brusca mudança foi Alex, que antes, como também um dos protagonistas, torna-se o antagonista que junta-se a personagem de Amanda Richter (Veridiana), despreza seus colegas da Quadribanda, além de destratar Norma Jean (personagem da atriz Jéssika Alves). Por fim, surge outra antagonista do núcleo jovem da trama, que é a personagem Paloma (Milena Toscano), pois como não haveria mais o conflito de Marina e Veridiana pelo amor de Luciano, havia a necessidade de uma nova personagem que fosse a rival de Marina pelo amor de Caio.

Sinopse

Marina e Luciano, além de amigos de infância, são completamente apaixonados um pelo o outro, porém eles têm medo de se declararem. Com a chegada de Alex, um jovem músico que veio para o Rio a fim de trabalhar numa loja de instrumentos musicais, Marina decide se render a uma nova paixão para esquecer de vez seu "amor impossível", deixando o caminho livre para que sua maior rival, a metida e invejosa Veridiana, fique com Luciano. Veridiana, para piorar, é filha de Guilherme, um empresário poderoso e inescrupuloso que para ficar cada vez mais rico não se importa com a poluição causada ao meio ambiente por sua empresa. A história se complica quando Norma Jean, amiga e parceira de Veridiana, se apaixona por Alex e, como não está acostumada a perder uma disputa, decide usar os mais terríveis planos para afastar Marina.

E não é só isso! Domingas cria um blog jornalístico que é aclamado em todo o mundo e, por causa de sua fama, será rodeada por interesseiros, como o consumista Caio que há algum tempo atrás viveu um conturbado relacionamento com Paula, uma doce bailarina apaixonada por Peralta. Quem não gosta nada dessa história é Yasmin, a noiva do rapaz que viverá em guerra com Paula. Já Bruno, após a mudança de Angelina, Gustavo e família para Europa, decidiu curtir a vida e, nessa nova fase, será grande parceiro de Godofredo na azaração das meninas.

Elenco

Ator Personagem
Bianca Bin Marina Vidal Monteiro Miranda
Daniel Dalcin Alex Bacelar
Amanda Richter Veridiana Cavalera
Micael Borges Luciano Ribeiro
Jéssika Alves Norma Jean Valadares Bacelar
Humberto Carrão Caio Lemgrúber
Mariana Rios Yasmin Fontes
Caio Castro Bruno Oliveira
Sophia Abrahão Felipa Gentil
Johnny Massaro Fernando Chalfon (Fernandinho)
Carolinie Figueiredo Domingas Gentil
Jonatas Faro Waldemar Peralta ("Peralta")
Lisa Fávero Paula Paes (Paulinha)
Peter Mark Bogumil
Helder Agostini Marcelo Rodrigues
Bernardo Castro Alves Diego dos Santos
Nêmora Cavalheiro Rejane Vidal Monteiro Miranda
Rael Barja Caju
Eliane Costa Maria Montanhas
Henrique Taipas Godofredo ("Gordofredo")
Karla Nogueira Aurélia
Evelyn Oliveira Joana
Cláudia Mauro Iracema Vidal
Maurício Mattar Guilherme Cavalera
Alice Borges Cecília dos Santos
Paulo César Grande Adamastor Peralta
Georgiana Góes Juliana Monteiro Miranda
Guga Coelho Rodrigo Oliveira
Esther Dias Suzana Menezes
Pablo Padilha Osvaldo Monteiro Miranda
Gustavo Rodrigues Mauro Bacelar
Antônia Fontenelle Kátia Valadares Bac

Personagens

Marina Luciano Veridiana

Caio Norma Jean Alex

Osvaldo Juliana Guilherme

Olga Dr. Túlio Lemgruber Iracema

Kátia Mauro Filó

Rodrigo Suzana Adamastor

Caju Cecília Diego

Bogumil Paula Marcelo
Fonte: Reprodução / Rede Globo

Bastidores

No décimo sexto ano da produção, uma nova turma se juntou à outra já conhecida do colégio Múltipla Escolha.
"A idéia é reunir várias histórias dentro da noção de adequação ou inadequação dos adolescentes à sociedade e mostrar os personagens lutando para conquistar o seu lugar ao sol neste mundo real", definiu a autora Patrícia Moretzsohn, que assinou a trama com Glória Barreto.

Além das histórias, outras mudanças marcaram a nova temporada. Assim como os jovens, sempre conectados em mais de uma mídia ao mesmo tempo, houve uma interatividade maior entre o público e a atração, com a inserção de novos elementos e referências.
"Pensando nos jovens que cresceram com a televisão e a internet em seus cotidianos, estamos reconstruindo o site de Malhação. Manteremos uma interação bem maior entre o programa-televisão e o programa-site", afirmou o diretor Marcos Paulo.

Histórias em quadrinhos e vinhetas que seguem o mesmo estilo estiveram presentes na construção do programa em 2009. E um cenário múltiplo, integrando o colégio a um shopping center, ampliou a possibilidade de novas aventuras para jovens e adultos.

A música ganhou destaque. Os dez primeiros capítulos da trama giraram em torno do festival de música Beach Stage Festival, na praia de Canoa Quebrada, no Ceará. Em dezembro de 2008, cerca de cem pessoas, entre elenco e produção, passaram 20 dias no Ceará gravando a seqüência que deu início à nova temporada. NX Zero, Calcinha Preta, Fresno e Enverso foram as bandas que tocaram no festival de música.

Os personagens já conhecidos interagiram com os que estreavam. Depois, todos retornaram à cidade do colégio Múltipla Escolha, comprado por Olga (Rosaly Papadopol).

NX Zero, Jota Quest, Dibob, Luxúria, Papas da Língua, Skank, K-Sis e Seu Cuca realizaram shows no Shopping Gran Plaza, uma das locações desta temporada.

Créditos

Globo - 17h30
de 12 de janeiro a 6 de novembro de 2009
215 capítulos
história de Patrícia Moretzsohn, Glória Barreto e Alessandra Poggi
sinopse de Patrícia Moretzsohn
escrita por Cláudio Lisboa, Ricardo Tiezzi e Chico Soares
redação final de Patrícia Moretzsohn
consultoria de texto de Charles Peixoto
direção de Paola Pol Balousier e Luiz Pilar
direção geral de Marcos Paulo
núcleo Marcos Paulo

6 comentários:

  1. era pra vcs postarem videos completo da temporada "MALHAÇÃO"2009

    ResponderExcluir
  2. Onde posso achar videos completos da temporada?

    ResponderExcluir
  3. me diz onde posso assistir? amo essa temporada

    ResponderExcluir
  4. Onde posso assistir os videos completos da temporada???

    ResponderExcluir
  5. no youtube voce assiste a temporada completa e so colocar malhacao 2009 cap 2 e dai em diante...

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário.